Superação

                                         

            O site pensamentos filmados publicou um post em que uma talentosa cantora da nova geração, Paula Fernandes, que têm tido o seu excelente trabalho reconhecido, fala numa entrevista em um programa de TV que teve um episódio de depressão. Fala do sofrimento que isso lhe trouxe e dos ganhos, no sentido que, através dos tratamentos a que se submeteu, chegou a um conhecimento maior de si mesma e saiu desse drama como uma mulher mais madura e mais forte. Vejam por si mesmos a entrevista. E desejo a todos uma excelente leitura e reflexão.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hWAONI9SXpA

   Quero mais uma vez parabenizar o pensamentos filmados por dar esta oportunidade de compartilhar com todos este importante depoimento de uma cantora muito talentosa que manifestou e superou um quadro de depressão. O fato dela estar na mídia e ter esta postura de simplicidade e extrema generosidade, expondo ao público o sofrimento pelo qual passou e o quanto este mesmo sofrimento lhe trouxe ganhos interiores, auto-conhecimento é de vital importância. Pois traz informação e ajuda a combater o preconceito e os estigmas atribuídos às pessoas portadoras de depressão e quaisquer outras patologias da mente.

   Vemos com isso vários aspectos que precisam ser considerados. Entre eles, citaria a necessidade urgente de mudança na política de saúde mental adotada no  nosso país. Precisa-se fazer uma campanha de esclarecimento maciça ,de qualidade, com profissionais competentes, junto à população para disseminar o conhecimento sobre as doenças mentais, formas de prevenção, oferecer tratamentos de qualidade para a população e capacitação dos profissionais da área de saúde em geral.

    O site pensamentos filmados já está nesta empreitada e junto-me a ele para formarmos uma rede de cooperação e exigirmos do Governo, do Ministério da Saúde algo que é  direito de todos: informação de qualidade, assistência psicológica e psiquiátrica gratuita de QUALIDADE para toda população. É favor do Estado? Não, não é favor .É DEVER. Pois todos pagamos impostos, elegemos essas pessoas para nos representar e é nosso DIREITO TER A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE QUALIDADE NA ÁREA DE SAÚDE.

   Há problemas, falta de verbas, falta de profissionais qualificados? Em parte sim. Mas verbas não faltam, não preciso mencionar o alto grau de corrupção reinante na administração pública, não estou falando e nem me interesso por política, pois na Administração Pública  o que impera é a corrupção, mau-caratismo e abandono total da população, principalmente a mais carente.

   Há soluções, caminhos de mudar esta situação? Com certeza!  A depressão é um dos maiores motivos de afastamento do trabalho e segundo dados da O.M.S.(Organização Mundial de Saúde) haverá uma EPIDEMIA DE DEPRESSÃO. E aí? Como ficará a sociedade, diante de tal quadro? A população ficará sem assistência? A solução é dopar as pessoas? (nem todos respondem à alopatia, eu não respondi no quadro de depressão que tenho apresentado). Há outras abordagens e elas podem desafogar o contingente enorme de pessoas sem atendimento DIGNO,HUMANIZADO.

   E os profissionais da área de saúde como um todo têm de ser valorizados ,terem suas jornadas de trabalho reduzidas, pois se não tiverem tempo para se cuidar ELES SERÃO OS PRIMEIROS A FICAR DOENTES, conforme estatística apresentada no post aqui publicado que revela que 50 % dos médicos sofrem de depressão.

   Há uma situação de caos? Há. Mas do mesmo caos, se pessoas se UNIREM EM PENSAMENTO E ATITUDES a ordem pode se manifestarE tal, como Paula Fernandes, qualquer um de nós poderá trilhar o seu caminho de tratamento ,um caminho de uma vida resgatada. Ninguém está condenado a viver uma vida de sofrimentos. Depressão não é : frescura, falta do que fazer, encosto, falta de fé em Deus, falta de força de vontade e outras “pérolas” que o preconceito e ignorância ajudam a propagar. Qualquer pessoa está sujeita a ter um episódio de depressão. Ou qualquer outra doença. Porque o simples fato de estar num corpo físico traz esta possibilidade. Mas existe tratamento.

   E foi a força de vontade, o investimento naquilo que a conectava com o seu lado Luz, saudável ,que é o cantar que resgatou Paula Fernandes. Sem contar que ela se dispôs a se tratar, teve a humildade de aceitar e procurar ajuda. Muitas pessoas por puro preconceito, não procuram um psiquiatra, por receio “do que os outros vão pensar”, “porque psiquiatra é médico de doido, assim como psicólogo” em pleno século 21?!!!. Isso é um pensamento absurdo, preconceituoso. Pré(antes) conceito(conhecimento) é uma desordem, uma manifestação da ignorância, da FALTA DE CONHECIMENTO.

   Conheço muitas pessoas que adoram zombar de pessoas com patologias mentais, e até abrem a boca pra dizer com desdém “fulano tadinho toma remédio tarja preta”. Eu e os meus irmãos que têm uma doença mental não precisamos da piedade, do coitadismo e muito menos do preconceito de ninguém. Porque  A DEPRESSÃO ESTÁ MUITO LONGE DE SER AQUILO QUE ME DEFINE. É preciso coragem e determinação para se tratar, fazer terapia, tomar remédios ,enfrentar os altos e baixos  que as doenças mentais causam em quem as tem. E há pessoas que dizem que as pessoas com distúrbios psiquiátricos são fracas, não tem força de vontade?

   Que a força e a ternura dessa linda voz de Paula Fernandes mostre a todos que vale a pena lutar pelos seus sonhos e que nós somos os únicos responsáveis pela nossa felicidade. Doenças, problemas, fazem parte da vida. Mas se focarmos na solução, no nosso lado saudável (que todos têm) podemos dar a volta por cima. Só pode achar quem procura. Procure por sua Luz interna. Ela há de te iluminar. E nunca desista de você. Abraços.

                                           Sérgio  Pinheiro   Paffer.

                                   ©Todos os direitos reservados.

                                 Proibida a reprodução sem autorização

                                do autor. Permitido o compartilhamento

                                 desde que citada a fonte.

                                       

                                  

Anúncios

6 respostas em “Superação

  1. Excelente texto, Sérgio, e excelente a sua postura corajosa de expor um problema que é seu e de tantos outros, com tanta contundência. Conheço vários amigos que tem essa doença e é um problema gravíssimo. Merece uma política séria de governo e apoio da sociedade. Parabéns pelo texto e abraços!

    Curtir

    • Muito obrigado Marcos pela sua participação.O problema é sério mesmo,está tomando proporções epidêmicas,e ,independente,de quem está no Poder Público no momento,o governo foi fruto de uma eleição e tem o DEVER de prestar assistência médica de qualidade à população.Acredito que o poder da conscientização possa ajudar a reverter todos esses nós tão bem amarrados.E se nos unirmos enquanto CIDADÃOS,poderemos nos mobilizar pra exigir nossos DIREITOS,uma vez que a nossa parcela,de contribuir com uma das mais altas cargas tributárias do planeta,já somos obrigados a fazer.E acredito que cultivando a TOLERÂNCIA,podemos passar a SOMAR,pois este mundo já se encontra muito dividido.Abraços e a casa é sua!

      Curtir

  2. De fato, nossa cantora que esteve com depressão, assim como muitos apontam o dedo, dizendo: Ela está com depressão! cuidado… um dia pode ser você. Portanto, ao invés de apontar o dedo, ajude e não critique, se não sabe ajudar… fique pelo menos quieto.
    Não diga “isso é frescura”, como pode alguém julgar alguma coisa que não vivenciou? Do jeito que está a Terra, stress, correria, falta de dinheiro, de afeto, perdas, bloqueios que não são superados. Tudo isso pode causar depressão, portanto, seja compreensivo, leia um livro, vá buscar conhecimento!
    Muito Obrigado pela oportunidade de estar aqui.
    Abraços.
    Lidia.

    Curtir

    • Jesus dizia com muita propriedade “aquele que não tiver pecados que atire a primeira pedra”.Com isso,acredito eu,ele se referia à natureza humana,que é passível de fraquezas,defeitos e imperfeições.Não temos o direito de julgar quem quer que seja por estar doente,e na minha opinião por qualquer motivo.O que está faltando é isso mesmo que vc falou,Lidia,conhecimento,informação.E a função deste blog,como o http://www.pensamentosfilmados.com.br é levar ao público em geral informações de qualidade,troca de experiências,para que os portadores de doenças mentais,interessados no assunto,terapeutas em geral,bem como todo o público possa ter acesso a conhecimentos antigos e novos que permitem dar um novo olhar sobre as questões da doença,da saúde e dos tratamentos.Divulgando também esta interessante e eficiente proposta da Medicina Integrativa que em muitos casos dá um resultado mais eficiente do que a simples supressão dos sintomas,que é a abordagem da Medicina Alopata,muitas vezes trazendo mais prejuízo do que benefícios aos pacientes.Sinta-se bem vinda pra participar e todos são bem vindos,inclusive as críticas construtivas.Aqui é um espaço de exposição de idéias,não é um ringue,é um espaço de integração.Cada pessoa tem que descobrir o seu próprio caminho de tratamento e ver o que funciona melhor para ela,pois somos seres únicos,não somos máquinas em série.Volto a repetir:não temos nada contra a Medicina Alopata,o que questionamos é o USO EXCESSIVO DE DROGAS COM EFEITOS COLATERAIS ALTAMENTE DANOSOS e A FALTA DE DIVULGAÇÃO DAS PESQUISAS E RESULTADOS EXCELENTES DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS,QUE PROCURAM ATUAR NAS CAUSAS DOS PROBLEMAS E PATOLOGIAS.Sinta-se em casa.Abraços.

      Curtir

  3. APOIADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    GENTE PRECISAMOS DE CONTATOS NO MINISTERIO DA SAUDE OU SECRETARIAS DE SAUDE A FIM DE APRENSETAR O PROJETO DA CAMPANHA PARA ESCLARECIMENTO DOS TRANSTORNOS DE HUMOR!!!
    HELP!
    BJOKA

    Curtir

    • Obrigado Ana pela participação.Já estou fazendo o que posso neste seu pedido.Acredito que em breve teremos um retorno,porque como lhe disse,essa causa é maior do que nossos dramas pessoais,ela tem um peso na coletividade sofrida.E eu acredito na Força da Luz e ela vai nos guiar.Vamos continuar nos mobilizando,Uma hora teremos uma resposta.Beijos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s