A Luz e a Sombra dentro de mim.

Tai Chi - símbolo que representa a dualidade Yin e Yang no Homem e no Universo.

   Diz um ditado: “o sertanejo é antes de tudo um forte” e eu digo: “o depressivo é antes de tudo um forte” e também digo: “todos nós somos fortes e fracos pois somos feitos de força e fraqueza, luz e sombras”.         

    Há muito maniqueísmo nessas idéias de forte e fraco. Uma pessoa é “fraca” por ter adoecido? Então o conceito de força tem que ser revistoPorque quantos exemplos de superação não vemos diariamente de indivíduos que ficaram paralíticos, cegos, surdos ou sofreram outros tipos de perdas como um fim de um casamento, namoro, uma demissão e deram a volta por cima?                     

    Se eu não puder tocar um instrumento musical, eu vou cantar. Se eu não puder cantar, eu vou escutar. Se eu não puder mais escutar eu vou lembrar das músicas que já ouvi e aprender a escutar o silêncio que deve também ter sua música.                                                              

     Não são as nossas limitações o que nos define, quer sejam de natureza física, mental, emocional ou espiritual. As perdas fazem parte da vida e “as perdas nunca são totais”. Todos teremos nossas quedas e poderemos ficar no chão em algumas delas. Mas permanecer no chão ou tentar se levantar é uma escolha  nossa.                                                        

      Só pode achar algo quem procura. Inclusive a melhora. É preciso ter humildade, reconhecer que não se está bem e pedir ajuda e tentar aquilo que serve pra você, dando-se o tempo necessário para que os remédios, terapias, tratamentos façam efeito.                                    Quando estamos sofrendo  queremos resultados imediatos. Mas isso não existe. O processo de nossa busca pela cura ou alívio dos sintomas e de resgatar nossas vidas é lento, envolve trabalho, disposição de buscar ajuda e querer ser ajudado. Não existe pílula milagrosa. Vamos em frente. A melhora que tive do processo depressivo foi fruto de muita dedicação minha e dos profissionais que me acompanharam. 

    Mas   permaneço em eterna vigilância, porque sei que há uma sombra a querer ofuscar minha luz. Mas não luto mais com a sombra. Ela até me serve, porque agora sei que o excesso de luz nos cega, nos ofusca, e tudo tem uma função no Universo.

                                          Abraços.

                              Sérgio  Pinheiro Paffer.

                          ©Todos os direitos reservados.

                            Proibida a reprodução sem autorização

                            do autor. Permitido o compartilhamento 

                            desde     que citada a fonte.

                           Imagens: Reprodução.

 

                                              

2 respostas em “A Luz e a Sombra dentro de mim.

  1. Muito clara a sua explicação. Não adianta querermos a cura de imediato, sermos impacientes, pois tudo tem o seu processo. A natureza tem o seu processo, como cada tipo de planta tem o seu desenvolvimento diferente uma da outra, assim como todos nós.
    A sombra nos dá experiência, e mudamos nossas atitudes porque ela nos abriu a porta para a Luz. Ela poderá voltar, mas creio que com menos força.
    Comparo com uma partitura de piano. É preciso ser paciente para treinar trecho por trecho, mas cada dia estaremos com mais facilidade para reproduzí- la, mais soltos, menos tensos, e quando vamos ver estamos fluindo na Luz de sua melodia…
    Vamos em frente, com vontade, determinação e conscientes em nosso processo evolutivo.
    Obrigado Sérgio.
    Abraços.

    Curtir

    • Isto não foi um comentário,foi uma poesia.Eu é que lhe agradeço.Falou tudo.E note que o piano tem teclas pretas e brancas.Seriam elas também o Yin e o Yang do piano?Oposições complementares,interdependentes e dinâmicas entre si?Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

