Alquimia interior

Alquimia

    Acho que um dos fatores que me levou a seguir a profissão de terapeuta foi ter vivenciado o sofrimento em suas diversas formas. O sofrimento me humanizou mais, mas não acredito que seja preciso sofrer para ser feliz ou amadurecer. Mas, como tudo no Universo , ele tem uma função. Não o vejo como carma, pecado ou castigo divinos (respeitando as demais visões que sejam diferentes).

   Penso que o sofrimento, dependendo da forma como o encaramos , pode ser uma oportunidade de auto-superação, de exercemos a humildade.  Podemos nos tornar pessoas menos orgulhosas e mais tolerantes. Pois essa condição (a de que todos sofremos ou iremos um dia) é mais uma entre tantas, que nos igualam. Todos temos nossos desafios. Uns experimentam a dor ,uma doença física ou psíquica, outros vivenciam um vazio existencial, uma dor na alma, problemas financeiros.

   De certo que os problemas e desafios, sejam de que natureza for, fazem parte da existência, mas o impacto que terão depende muito da forma que os encararmos e se nos vermos diante destas situações como vítimas ou aprendizes . Se mudarmos o nosso foco, mudamos quase tudo, pois desta forma, mudamos a nossa vibração.

  E a Física quântica está aí para comprovar que matéria nada é mais é do que energia condensada. Então se mudarmos nossa energia, nossa vibração, podemos “abrir portas onde antes só haviam paredes”, e, onde antes só havia problemas, podem se manifestar soluções. Sou muito grato por ter tido acesso às Terapias Integrativas. Elas permitiram e permitem que eu me trate e consiga ver a mim, meus desafios e a vida por um outro prisma. Obrigado Universo por ter trazido pra mim todos os recursos de que necessitei para fazer esta verdadeira alquimia interior e que, muitas vezes é tão difícil.

  Mas esta dificuldade faz parte do processo, pois não é fácil mudar uma identificação de toda uma vida com o drama, com o imediatismo. Tudo tem sua hora. E precisamos ser gentis com nós mesmos, principalmente naqueles momentos em que estamos fragilizados. E para isso, temos poderosos recursos naturais para nos reconectar com nossa força interior , tais como a respiração consciente, a meditação, o Reiki, a automassagem chinesa e um sem número de maravilhosas e efetivas terapias que nos reconduzem à Fonte. E assim, reabastecidos, podemos seguir em frente, convictos de que não estamos desamparados, que o Universo nos ampara. Esquecer disso tudo e se desesperar faz parte do aprendizado. Aí, a gente repete a lição e se relembra, até que um dia, este processo estará automatizado dentro de nós.

  Você acha que eu não caio? Caio sim. Mas a diferença é que me levanto mais rápido, pois do exercício de estar sempre me reconectando, minha força aumenta, e meu lado luz se fortalece.

   Não temamos a sombra. Ela faz parte de nós, é uma mestra. Que saibamos integrá-la. E façamos sempre essa alquimia interior. Que sejamos gentis e compreensivos com todos,  principalmente os que trabalham como terapeutas, mas principalmente com nós mesmos. E que saibamos sempre recomeçar a cada dia, a cada momento, tendo sempre a consciência de que somos amparados pelo Universo independentemente dos desafios que enfrentemos.

                                                          Sérgio Pinheiro Paffer.

©Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução ou cópia sem a autorização do autor. É livre o compartilhamento desde que citada a fonte.

Crédito das imagens: Reprodução.

6 respostas em “Alquimia interior

    • Muito obrigado Eunice.Agradeço sua participação e comentário aqui no blog.Seja muito bem vinda para opinar,criticar,sugerir.Aqui é um espaço democrático onde todos que queiram somar,tem voz e vez.Abraços minha amiga.

      Curtir

Deixe um comentário

