Fluidez

Reiki

 Algo que o tempo oferece é uma nova visão sobre a vida, valores e referências. A vida, em sua eterna dinâmica, com ganhos e perdas diários em todos os aspectos que vivenciamos, seja na família, no trabalho e nas nossas relações sociais, vai formando um rico patrimônio: a soma de todas as nossas experiências.

  Tendemos a rotular o que nos acontece como sendo circunstâncias, eventos, e fatos   “bons” ou “maus”. Isso irá variar de acordo com os referencias de cada pessoa, seu momento e seu nível de entendimento.

  Um aprendizado que tem me sido muito salutar é exercitar um olhar para mim mesmo e para a vida de observação. É o famoso “deixar fluir”, “não apressar o rio”, muito empregado pelos ensinamentos tanto de Mestres do Oriente como do Ocidente.

  Inclusive esta postura de não julgar o que nos acontece, é muito utilizada nas mais diversas práticas meditativas. Isso é feito com o intuito de prestarmos atenção ao momento presente, a focar no aqui e agora. Esta perspectiva gera em nós uma harmonia interior.

  Podemos a partir da prática da meditação, do Reiki, da respiração consciente, exercitar este importante meio de auto-observação. Ao nos aplicarmos Reiki, fazermos uma respiração profunda, e até um exercício de alongamento podemos notar como estamos. E a partir daí fazermos uma auto-análise.

  Nossa respiração está rápida? Onde o nosso corpo está tenso? Que pensamentos povoam nossa esfera mental agora? Então, através da canalização do Reiki, meditação, respiração consciente, pela realização de um alongamento, podemos nos presentear com uma respiração mais leve e assim gerar em nós um esvaziamento daquilo que está pesando.

  E através dessa conexão com a respiração, com a energia Reiki ou por um relaxamento muscular podemos deliberadamente gerar em nós uma parada estratégica.

 Voltamos para dentro de nós onde há uma fonte de sabedoria e cultivamos a paz interior. E quando abrirmos nossos olhos estaremos num estado melhor. Um estado de tranquilidade. Poderemos fazer nossas atividades de uma forma mais solta , mais centrada e presente.

  O bem estar que vamos colher depende diretamente da nossa dedicação a qualquer uma dessas práticas, conforme identificação, sintonia e experiência.

  Quanto mais exercitamos aquilo que nos faz bem, por mais tempo essa harmonia permanecerá conosco. Ocorre um efeito cumulativo. As dificuldades e desafios fazem parte da existência. Mas podemos tornar esta estrada mais leve, utilizando todas essas ferramentas que nos conectam com a nossa Essência e acalmam nossa mente.

  Como resultado final, ficaremos mais relaxados em todos os aspectos: físico, mental e espiritual. E sem surpresa, já que nos permitimos, tudo fica mais leve porque nós estamos mais leves. Então que façamos um convite à leveza, abrindo espaço dentro de nós para que ela flua.

                                                           Abraços.

                                                      © Sérgio Paffer.

                                          Todos os direitos reservados.

                                           Imagens: Reprodução.

               

Anúncios

2 respostas em “Fluidez

  1. Uma dica muito especial, querido amigo Sérgio. Na correria do dia a dia,, esquecemos das ferramentas preciosas q o Universo nos presenteia e com as quais encontramos o equilíbrio necessario pra nossa árdua jornada.
    Namaste

    Curtir

    • Pois é Ana. A correria faz parte, o estresse faz parte, mas a harmonia e bem estar também podem fazer parte do dia a dia. Estes conhecimentos, ferramentas, permitem que possamos nos dar um repouso merecido em nossos corpos/mentes. Uma respiração profunda de 15 segundos, 2 minutos; uma autoaplicação de Reiki breve já poderá nos deixar mais calmos e renovar nossa energia.
      Quando mais precisamos é que devemos usar. A vida trará nos desafios e situações da vida a oportunidade de colocarmos em prática tudo o que pode nos beneficiar. E chegará um momento em que poderemos nos fazer a seguinte pergunta: se um breve momento já me dá um bem estar, imagine se eu dedicar 20,30 minutos do meu dia para me aplicar Reiki, fazer uma caminhada, cuidar de mim… O cultivo dessas práticas nos dará saúde para continuarmos nossa jornada com mais foco e presença.
      Obrigado por participar e abraços. Namastê.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s