Do-In

     A Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.) é um dos maiores legados que a China deixou para a humanidade. Sua eficácia já é comprovada cientificamente e seus benefícios amplamente pesquisados e estudados pelo método científico.

  Sua existência data do período de mais ou menos 5000 anos. “O mais antigo livro que trata da medicina chinesa chama-se “Huangdi Neijing – O Imperador Amarelo, Clássico de Medicina”. Foi compilado por volta de 500 anos a.C. e escrito em forma de diálogo entre o lendário Imperador Amarelo e seus ministros, que lhe respondem perguntas sobre a anatomia, a fisiologia, a etiologia, a patologia, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças. Trata também, da relação entre o homem e o seu meio ambiente natural.”  (Do livro Automassagem e Medicina Chinesa de autoria do Dr.Marcos Freire Júnior).

  A Medicina Tradicional Chinesa é um verdadeiro universo de ferramentas e sua gama de atuação visa ao tratamento das doenças, a manutenção da saúde e prevenir patologias no organismo humano. Subdivide-se em vários ramos, entre eles: a acupuntura, a massagem (sendo aplicada pela própria pessoa, daí o nome automassagem ou em outrem) , Qi Gong (pronuncia-se tchi Kun) que são exercícios de energia, Tai Chi Chuan, Moxabustão (aplicação de calor com ervas nos pontos de acupuntura), etc.

  Não se pode ver a Medicina Chinesa separadamente da sua origem: a filosofia taoísta, que floresceu na China, milênios atrás, e é fruto da contemplação da natureza pelos taoístas, que buscam, dessa maneira, a fonte da sabedoria para governar o conhecimento e a consciência dos seres humanos.

  Massagear quando sente-se uma dor, leva-se um machucado é algo natural e instintivo ao ser humano. E foi através da experiência e muito estudo que os antigos médicos chineses descobriram O PODER DO TOQUE.

  A pele é o maior órgão do corpo humano, tem várias funções como nos proteger de organismos estranhos, bactérias às quais somos expostos diariamente e através da observação da natureza, os antigos chineses descobriram que acessando determinados pontos no corpo humano era possível prevenir, tratar e curar doenças, causando um efeito nos órgãos internos.

Desta forma surgia os primórdios da Medicina Tradicional Chinesa. Através de determinados movimentos, posturas, respirações, foi construída uma gama de práticas que permitia ao indivíduo alinhar-se com a Energia do Universo , e acessar sua energia interna gerando saúde , bem estar e equilíbrio.

 

 

 

” A técnica de auto-massagem, assim como seus herdeiros – a acupuntura, moxabustão, Qi Gong difundiu-se com rapidez por todo o oriente e foi no Japão que a denominaram Do-In, que significa o caminho de casa. Casa é o corpo, morada do espírito e do Ki (equivalente a Qi(Chi) em chinês) , a energia da vida. “Do livro Do-In Livro dos Primeiros Socorros de Juracy Campos L.Cançado.

 

  O Do-In é então uma terapia, conjunto de técnicas derivada da Medicina Tradicional Chinesa, que através de toques, manipulações, movimentos, posturas e respirações permite a prevenção e tratamento das mais diversas patologias, dissolvendo bloqueios energéticos, permitindo o livre fluxo da energia vital no indivíduo trazendo saúde, bem estar e harmonia.

 

  Pode ser aplicado em si mesmo, quando é então denominado de automassagem ou em outra pessoa, sendo desta forma incluído no rol das massoterapias(massagens terapêuticas).

 

                             Sérgio Pinheiro Paffer.

 

©Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem a autorização do autor.

 

Crédito das imagens: Reprodução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s