Reiki

Mikao Usui o descobridor do Reiki     Reiki é uma palavra japonesa que descreve um método de canalização de energia através das mãos  que visa à dissolução dos bloqueios energéticos a fim de promover relaxamento, harmonização e saúde. A palavra REI se refere ao aspecto cósmico, universal desta energia. Mas, devido aos ideogramas que compõem a língua japonesa vários podem ser os seus significados. A palavra KI se refere à energia vital existente em todas as coisas vivas e que permeia todo o Universo. Significa o mesmo que CHI em chinês, PRANA em sânscrito ,LUZ para os cristãos,etc.

  O significado da palavra Reiki mais comumente usado  é ENERGIA VITAL UNIVERSAL. Há outros mestres de Reiki que têm uma outra visão e ,investigando, aspectos mais esotéricos dos Kanjis(ideogramas) japoneses, que podem ter várias interpretações, definem  Reiki como ENERGIA DE VIDA ESPIRITUALMENTE GUIADA. Segundo o Mestre de Reiki William Lee Rand,” esta interpretação é mais significativa. Ela descreve de uma maneira mais próxima a experiência que muitas pessoas tem deste processo: O Reiki se auto-guiando, antes do que requerer ser direcionado pelo praticante. Em ” Reiki The Healing Touch, First and Second degree Manual”. Vision publications.

  O Reiki está inserido dentro das práticas ou Terapias Integrativas ou Holísticas (do grego holos que significa total ou totalidade). É uma Terapia Complementar a qualquer tratamento de saúde, mas não é uma panacéia , um milagre, é um tratamento cuja eficácia já está sendo respaldada por importantes pesquisas realizadas em renomadas Universidades do Brasil e do exterior.

  “Reiki é um método inserido  no contexto das práticas terapêuticas alternativas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde(OMS), da Organização das Nações Unidas(ONU).”  Conforme afirma o Mestre de Reiki Johnny de Carli no seu livro Reiki Apostilas Oficiais, Pág.40. Editora Madras.

  O método Reiki não pode ser aprendido através de livros, pela leitura de apostilas, dvds ou por exercícios de energização. O Reiki é transferido por um Mestre de Reiki (professor) devidamente habilitado através de um ritual, chamado SINTONIZAÇÃO ou INICIAÇÃO. Por  meio deste processo vão se abrir os caminhos de energia no corpo do aluno capacitando-o a canalizar a energia Reiki pelo resto de sua vida, através de todo seu corpo, mas principalmente através das suas mãos. O reikiano (a pessoa que é iniciada ou sintonizada no Reiki) é apenas um CANAL PELO QUAL A ENERGIA FLUI. Poderíamos comparar a pessoa como um cano por onde passa uma água límpida e pura, que é o Reiki. O reikiano não se desgasta com a aplicação pois não está aplicando sua energia pessoal e sim uma energia canalizada, ficando com 30% da energia na aplicação, e os 70% restantes são direcionados para o receptor (a pessoa que irá receber a sessão ou aplicação do Reiki). O Reiki pode ser aplicado também em animais, plantas e situações, pois a partir do nível 2 o reikiano é capacitado a canalizar energia Reiki à distância, não tendo a necessidade de estar fisicamente no mesmo local do receptor. O método Reiki permite ainda o autotratamento, em que o reikiano aplica a energia Reiki em si mesmo, como uma prática salutar pra seu equilíbrio energético, redução de estresse, manutenção e tratamento da saúde.

  O método Reiki é divido em 4 níveis. No nível 1, a atuação se dá  mais no corpo físico, quando a pessoa é sintonizada na energia ficando este processo em seu ser por toda sua vida. A transmissão nesse nível se dá pelo contato físico das mãos do reikiano com o receptor.

  No nível 2 é dada a sintonização do aluno nos símbolos do Reiki que são ferramentas que lhe possibilitarão trabalhar problemas mentais e emocionais. A atuação se dá mais no corpo sutil (emocional e mental). Neste nível o aluno aprende através de um símbolo a enviar Reiki à distância, à pessoas ausentes, a qualquer lugar, a qualquer momento e sua energia é potencializada. Com estes símbolos é possível romper as barreiras do tempo e do espaço.

  O nível 3-A atua no corpo espiritual, e o aluno recebe o símbolo do Mestrado, que potencializa todos os outros símbolos já recebidos no nível 2 e permite que se envie energia Reiki para países em crise, grande grupos de pessoas e até pra todo o planeta. Essa iniciação ainda não capacita o aluno a ensinar o Método Reiki.

  O nível 3-B ou Mestrado é aquele em que o aluno é habilitado a formar, a sintonizar ou iniciar outros reikianos. É uma grande responsabilidade e o aluno se compromete a ensinar o que aprendeu da forma como vem sendo feita desde o descobrimento do Método Reiki.

  O descobridor do Reiki é considerado o monge japonês Mikao Usui, nascido em 15 de agosto de 1865. Há muitas contradições acerca da história dele .Uns afirmam que foi um padre católico, mas estudos recentes, conduzidos pelo Mestre de Reiki William Lee Rand, através de contatos com Universidades do Japão, onde o Mestre Usui foi supostamente reitor, contradizem essa versão. Devido ao fato da tradição do ensino do Reiki ter sido oral, passada de mestre a aluno, pouco se teve registro destas alegações. Pelas descobertas mais recentes, sabe-se que ele foi um monge budista japonês, daí a influência do Budismo no Reiki, mas sem obrigar ninguém a virar budista, que fique claro.

  A energia Reiki é extremamente calmante, segura, sem efeitos colaterais adversos e pode ser aplicada em paralelo a qualquer tratamento médico, psicológico ou espiritual. O Reiki não substitui a Medicina, quer seja Alopata, Homeopata, Psiquiatria, Psicologia ou qualquer tratamento de saúde a que uma pessoa esteja se submetendo. Ao contrário, reikianos e os Mestres de Reiki não podem dar diagnósticos, prescrever medicações ou interferir em qualquer tipo de tratamento a que seus clientes estejam se submetendo. O Reiki é uma Terapia Integrativa que atua na totalidade do indivíduo (corpo,mente,espírito ou energia).

Reiki não é:

-Religião , cura pela fé, não tem dogmas e o praticante ou receptor (aquele que recebe a energia) não precisa acreditar para que ela funcione, tem sido aplicada com sucesso em plantas e animais e os mesmos não têm fé ou condições de gerar efeito-placebo (auto-sugestão).

– Panacéia, milagre, solução pra todos os problemas. A vida é feita de problemas. A Terapia Reiki é uma ferramenta pra lidar com eles, ela é um tratamento. O receptor tem que fazer a sua parte no sentido de descobrir as mensagens contidas nos sintomas que apresenta, a fim de chegar às causas. Todo sintoma que temos é uma mensagem de que algo está em desarmonia em nosso interior. A Terapia Reiki irá ajudar a dissolver padrões e bloqueios, mas a atitude do receptor em querer se melhorar e realizar as mudanças de que necessita para levar uma vida mais harmônica é essencial.

-Espiritismo, passe espírita, johrei. Todas essas práticas são respeitáveis, sérias e efetivas, inseridas num contexto religioso. Porém elas não são Reiki. O Reiki é uma energia canalizada, que só é repassada através de um processo chamado SINTONIZAÇÃO ou INICIAÇÃO feitas  POR UM MESTRE DEVIDAMENTE HABILITADO.  Na sintonização ou iniciação no Reiki é ativada a glândula pineal. Depois desta ativação, o aluno que foi iniciado passa a canalizar a energia Reiki pelas suas mãos sempre que o desejar pelo resto da vida. A pessoa pode ser ateu e praticar o Reiki e pode ser religioso, muitos encontram um maior reencontro e sentido em seu caminho religioso ou espiritual após seguirem a senda do Reiki. 

A Terapia Reiki é:

-Uma Terapia Integrativa cuja eficácia já foi atestada por inúmeras pesquisas em Universidades no Brasil e no exterior. É usada com sucesso em procedimentos pré e pós-operatórios e pacientes que recebem Reiki antes de cirurgias têm uma recuperação mais rápida e menos episódios de depressão do que aqueles que não receberam.

-Um método de redução de estresse. Uma aplicação de Reiki tem a eficácia de 4 horas de sono profundo. É muito comum uma pessoa dormir durante uma aplicação(sessão) de Reiki. A pessoa fica mais centrada, em harmonia com ela mesma, ocorre um processo de expansão da consciência.

-Uma Terapia Holística inserida no paradigma Holístico da moderna Medicina Integrativa. Ela atua na pessoa como um todo, em sua totalidade corpo-mente-espírito ou energia. Atua tanto para desordens ou desequilíbrios no corpo físico, mental, emocional e no espiritual. Há vários estudos que indicam uma melhora no humor de pessoas que submeteram a sessões de Reiki, tendo tido melhoras em quadros de depressão e de outros distúrbios emocionais ou psiquiátricos, mas em momento algum está se dizendo que o paciente deva abandonar quaisquer tratamentos médicos ou de saúde a que esteja sendo submetido e quem o faz, faz por sua própria conta e risco. Inclusive muitos médicos que já conhecem o método já recomendam a seus pacientes para fazerem em paralelo sessões de Reiki, pois se INFORMARAM do efeito positivo do Reiki  nos pacientes. Há inclusive um número cada vez mais crescente de profissionais da área de Saúde, sobretudo aqueles que militam na área da Medicina Integrativa no sentido de APRENDER O MÉTODO REIKI. A Terapia Reiki potencializa os efeitos de qualquer tipo de medicação, seja ela de natureza alopata ou homeopata, terapia floral, reduzindo os efeitos colaterais no caso da primeira classe de medicação.

Mais informações e posts sobre o Reiki serão em breve publicados. Um grande abraço de luz pra todos.

Sérgio Pinheiro Paffer

©Todos os direitos reservados.É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a autorização do autor.

Crédito das imagens: Reprodução.

18 respostas em “Reiki

  1. Olá Sérgio,

    Parabens pela iniciativa do Blog.
    É muito importante divulgar as Terapias Holísticas, pois ultimamente tenho percebido uma maior abertura ou necessidade do ser humano em buscar este conhecimento, coisa que não acontecia há alguns anos atrás…
    Hoje muitas pessoas pelo menos já ouviram falar em Reiki…
    Boa sorte com seu Blog e se precisar estou à disposição!
    Namastê!
    Claudia Secassi
    http://www.reikiclaudiasecassi.com.br
    http://www.claudiasecassi.com

    Curtir

    • Muito obrigado Claudia.A opinião de uma pessoa com um trabalho do qual sou profundo admirador como o seu é motivo de grande alegria pra mim.Sinta-se em casa,e é uma honra contar com seu apoio generoso como sempre.Quero sim contar com seu apoio,e sinta-se à vontade pra criticar,enviar sugestões,pois quero que aqui seja um espaço democrático pra que os profissionais de Terapias Integrativas,Holísticas possam se expressar,dar depoimentos,publicar artigos,assim como para o público em geral.
      Pois este nome Revolução da Consciência não é por acaso.O momento em que vivemos pede isso.É o nascer de uma nova forma de se ver,e ver o ser humano.Uma forma que o paradigma holístico adotado pela moderna Medicina Integrativa tem adotado e muitas estão se beneficiando e mais pessoas poderão se beneficiar das práticas integrativas.Muito obrigado e seja muito bem vinda.Namastê!

      Curtir

    • Ceça minha mestre querida!Muito obrigado pela sua participação e fico feliz que tenha gostado.Este texto representa uma síntese que fiz da visão de 2 mestres a quem muito admiro a obra e o trabalho sério desenvolvido à frente do Reiki : Willian Lee Rand e Johnny de Carli,além de vc,é lógico minha mestre.Disso tudo juntei com minha visão pessoal e expressei uma opinião baseada no trabalho destes autores,da minha formação e experiência profissional.
      Mas é apenas a expressão da minha verdade e longe de mim,achar que essa visão que coloquei é a “correta”,a “certa”,é uma visão.E cada pessoa tem a sua.Estou totalmente aberto a críticas construtivas ,outras visões,opiniões,pois acredito que a nossa visão de mundo é como a própria vida:uma eterna dinâmica,estamos sempre em evolução.E o tempo,nossas experiências fazem com que nossa ótica mude.E é sempre bom nos darmos a oportunidade de sabermos de outras visões para consolidar a nossa e quem sabe até aprimorar ou mudar mesmo se for o caso.Um grande abraço.

      Curtir

    • Muito obrigado Ana.Fico muito feliz que vc esteja gostando.Ainda estou aprendendo um pouco a cada dia.Conto com sua ajuda e apoio na divulgação do blog,pois o objetivo do mesmo extrapola a mera divulgação do meu trabalho.O propósito é como o nome do mesmo,propor uma revolução da consciência na mente das pessoas,discutir temas antigos sobre novas óticas,que não são nem tão novas assim(a medicina chinesa tem uns 5000 anos de idade!),mas que podem dar uma nova luz,lançar um novo olhar que permita às pessoas questionarem a si mesmas e saber que há alternativas efetivas,sérias e que podem ser aliadas no caminho da melhora da qualidade de vida e da saúde das pessoas.Agradeço demais a vc e sinta-se muito bem vinda.É uma honra ter vc por aqui.beijos.

      Curtir

  2. Excelente artigo sobre o Reiki, Sérgio. Muito importante também os comentários sobre as expectativas em relação ao Reiki e o nosso papel no processo. O Reiki é maravilhoso, mas temos que sempre lembrar de fazer a nossa parte, pois todo processo que passamos é uma oportunidade de aprendizado e mudança.

    Curtir

    • Muito obrigado pela sua participação e pelas palavras gentis Mirela.Agradeço por reforçar o que disse no post,pois muitas pessoas procuram as terapias integrativas quando estão muitas vezes com a saúde totalmente comprometidas,quer seja devido a processos patológicos os mais diversos,quer seja devido a hábitos de vida prejudiciais.Como o fumo,drogas,álcool e têm a ilusão de que a Terapia Reiki ou qualquer prática complementar ou integrativa vá “salvá-los”,resolver em pouco tempo situações que foram geradas por uma vida de questões que geraram a situação desarmônica atual.
      O Reiki,como as terapias integrativas em geral,trata as causas dos bloqueios energéticos e também das consequências.Estas podem ser a dor,o sofrimento em suas inúmeras manifestações, sinais de um desequilíbrio interior mais profundo.E sua colocação foi muito pertinente em relação ao Reiki,pois precisamos ter ciência de que qualquer processo terapêutico,quer seja a Medicina convencional,a Medicina Integrativa,psicoterapia e as práticas integrativas precisam da adesão do paciente/cliente.Precisamos estar abertos ao nosso aprendizado.E em vez de esperarmos respostas,talvez uma nova possibilidade seja aprendermos a fazer novas perguntas,darmos outros olhares pra nós mesmos,nossas escolhas,nosso estilo de vida,enfim,darmos um mergulho interior.Isso terapia nenhuma,terapeuta algum,poderá fazer por nós.Alguém pode até nos mostrar um caminho.Mas percorrê-lo ou não é escolha nossa.Abraços.

      Curtir

  3. Olá Sérgio !
    Tudo o que se refere ao Reiki, me encanta, me fascina, me deixa radiante, por isso, quero mais uma vez, te cumprimentar e te agradecer. Obrigada amigo e que Deus continue te iluminando.
    Namastê !!!!

    Curtir

    • Olá Eunice! Que bom que você se sinta assim em relação ao Reiki. É muito saudável identificarmos tudo que nos faz bem ou que nos faz mal e a partir daí,fazermos escolhas mais conscientes. Eu também sou fascinado pelo Reiki e sua atuação gentil e ao mesmo tempo poderosa nas mais diversas situações.
      Eu é que lhe agradeço pela participação e por dividir seu entusiasmo comigo e com os demais leitores, porque vamos vendo,identificando que as práticas integrativas nos conduzem à Fonte,e dela saímos reabastecidos,nutridos energeticamente e espiritualmente para lidar com nossos desafios.E à medida que usamos essas ferramentas preciosas e vemos os resultados,nossa confiança aumenta,ficamos mais serenos,mais tolerantes,e isso é uma Revolução como diz o nome do blog! Muito obrigado pelas palavras gentis e que Deus ilumine a todos nós.Eu sou uma fagulha bem pequena e que,às vezes,teima em apagar,mas volta(rsrs).E ouvir amigos que curtem também o que a gente se identifica,renova a opção da decisão que fizemos de nos tornar reikianos e nos revitaliza,pois ocorre uma maravilhosa troca. Namastê!!!

      Curtir

  4. Sérgio !!!
    Tive que vir fazer mais um depoimento, tamanha é minha paixão pelo Reiki.Ninguém pode imaginar a força e o poder que o Reiki exerce em mim, o quanto ele abriu meus horizontes,o como vejo as coisas de maneira muito diferente do que via, vejo tudoo com outros olhos. Por isso que o Reki não pode ser explicado e sim, vivenciado.
    Parabéns, meu querido amigo Reikiano !!!!!
    NAMASTÊ !!!!!!
    Bjsssss!!!!

    Curtir

    • Muito obrigado pela sua participação Eunice. Eu é que agradeço sua participação. Isso enriquece o conteúdo do post e essa interação com os leitores é fundamental para que haja essa troca e partilha de conhecimentos e experiências. Realmente concordo com você que falar do Reiki é algo que fica um tanto no terreno do abstrato. Embora nossa mente racional possa apreender os conceitos, a energia Reiki é algo que só pode ser totalmente percebido em sua totalidade quando se tem uma oportunidade de receber uma sessão, pois a atuação dessa energia, extrapola o racional. Nada substitui a própria experiência, mas é válido escrever para o público em geral, para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento desta fantástica terapia e técnica de reposição energética, que quando utilizada regularmente, promove grandes mudanças na vida da pessoa. Namastê!

      Curtir

  5. Parabéns! Primo pelo excelente Blog, estamos num tempo em que a humanidade precisa saber a importância do seu crescimento espiritual para alcançar a tão desejada iluminação, sua iniciativa contribui para este fim. Abraços.

    Curtir

    • Obrigado primo. Fico muito contente e feliz com sua participação. Estou tentando fazer a minha parte. Seja sempre bem vindo para comentar, sugerir, criticar. Toda colaboração é bem vinda. Este retorno é que nos motiva a continuar. Forte abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s