Terapias Integrativas

   As Terapias Integrativas são  práticas terapêuticas inseridas no paradigma holístico. São Terapias Complementares a qualquer tipo de tratamento médico, psicológico e na área de Saúde em geral.

   Elas não substituem e nem se propõem a substituir a Medicina convencional ou os tratamentos de Saúde, como psicoterapia, fisioterapia,etc.   São também  denominadas Terapias Alternativas, Holísticas e Complementares. Na minha visão o termo “alternativas” é  um tanto  equivocado, pois dá a idéia de que essas Terapias  seriam uma alternativa aos tratamentos convencionais, o que não corresponde à realidade. Sendo assim, acho mais precisos os termos Terapias Complementares, Holísticas ou aquele que prefiro Terapias Integrativas. Isso porque imediatamente ocorre uma associação com a Medicina Integrativa, a abordagem de Medicina mais moderna, que utiliza o paradigma holístico na visão do ser humano integral (corpo, mente e espírito ou energia).

   As Terapias Integrativas estão sendo utilizadas na nova abordagem médica conhecida como Medicina Integrativa. Esta abordagem vê o paciente como um todo (daí o nome holístico do grego holos=total), e não como um ser fragmentado em corpo e mente.

    Na Medicina Integrativa um profissional formado em Medicina, utiliza além da abordagem convencional dos remédios alopáticos na quantidade e na prescrição adequada aos seus pacientes, conhecimentos e práticas como a Homeopatia, a Fitoterapia, a Acupuntura, e outros ramos da abordagem médica oriental.

   Entre estes ramos pode-se citar a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ayuvérdica, ramos do conhecimento humano com mais de 5000 anos de uso bastante difundido no oriente. Estes ramos da Medicina preconizam a importância da prevenção das patologias, o cuidado com o estilo de vida dos pacientes e a importância da colaboração ativa do indivíduo na recuperação e manutenção de sua saúde. A cada dia mais médicos alopatas estão se informando e agregando estes conhecimentos milenares em suas práticas clínicas e obtendo resultados mais satisfatórios, inclusive vários hospitais do exterior e no Brasil estão usando esta abordagem holística.

  Sendo assim, o termo Medicina Alternativa também é impreciso, pois um médico da área de Medicina Integrativa, não vai optar  pelo uso de um chá, por exemplo, quando tem a convicção que uma quimioterapia é o procedimento mais adequado para um paciente com um tumor. Ele poderá prescrever, além da quimioterapia e medicações indicadas, sessões de acupuntura ou de Reiki para minimizar os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia e fortalecer o sistema imunitário de seu paciente.

    As Terapias Integrativas trabalham com outros referenciais  como energia, estilo de vida, relaxamento e participação do indivíduo como responsável por uma mudança de padrão que irá ativar o seu poder de autocura. Pela sua forma de atuação não fazem distinção entre corpo/mente. Exemplo: uma sessão de meditação, ou de Reiki gera um efeito de relaxamento e bem estar numa pessoa acometida por dores, atuando na dor (corpo) e gerando uma sensação de leveza(mente).

    A cada dia, mais pesquisas, inclusive nas Universidades mais renomadas do Brasil, estão atestando a eficácia de Terapias como o Reiki na melhora da qualidade de vida das pessoas. Nos Estados Unidos a Medicina Integrativa já é uma realidade em vários hospitais. Nesta nova Medicina, busca-se o que é melhor para o paciente, individualizando o tratamento, fornecendo mais ferramentas para minimizar o sofrimento humano.

                                        Sérgio Pinheiro Paffer.

           ©Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução deste conteúdo sem a autorização do autor. É permitido o compartilhamento desde que citada a fonte.

4 respostas em “Terapias Integrativas

    • Pois seja bem vinda Mércia. Estamos sempre abordando o mesmo, afinal, este é o objetivo do blog. Se quiser pode colocar o seu e-mail onde tem escrito “registre seu e-mail”. Assim você receberá as novas postagens quando forem publicadas. Abraços.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s